Uma situação de isolamento pode ser particularmente difícil para crianças pequenas. Podem sentir-se tristes, ansiosas, com medo, confusas com a
alteração das rotinas diárias e com saudades dos amigos. Podem fazer mais “birras” e mostrar-se mais dependentes, irritáveis e terem dificuldade em
adormecer.
- Aceite que existirão conflitos e “birras”. Seja compreensivo e paciente perante estes comportamentos e tente resolvê-los rapidamente.
- Dê-lhes oportunidade para expressarem os seus sentimentos e receios. Explique-lhes o que se passa e tranquilize-as utilizando linguagem apropriada à
idade. Explique-lhes a importância do isolamento e assegure-as de que são apenas alguns dias.
- As crianças podem ficar facilmente perturbadas pelo que ouvem ou vêem na televisão.
Limite a sua exposição a notícias que as possam perturbar, procurando informá-las em
linguagem adequada da situação atual.
- Procure manter as atividades diárias habituais, nomeadamente a hora das refeições e de
ir dormir, proporcionando-lhes espaço para brincar.
- Encare a situação de isolamento como uma oportunidade de passarem
mais tempo juntos e realizarem atividades em conjunto.
- Não recorra exclusivamente à televisão e a outras tecnologias.
Aproveitem para realizar atividades para as quais não costumam
ter tempo: jogos de tabuleiro, trabalhos manuais, desenhos, leitura.
- No caso de crianças em idade escolar, peça ao professor que lhe envie
por email informação de estudo, atividades ou trabalhos.
- Assegure que, sendo possível, durante o dia, os cuidadores, à vez, têm algum tempo
apenas para si próprios. E que, havendo mais de uma criança, também possa haver
espaço para realizarem atividades em separado.
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